X-TUDO FÓRUM

Olá Visitante!

Bem vindo ao X-Tudo, o fórum de entretenimentos mais completo da Internet.

Nós temos muitos recursos para que vc se divirta por horas!!! Chat, muitos fóruns, assuntos diversos, joguinhos, e uma galera antenada!!!

Não fique aí com água na boca... Registre-se no X-Tudo e venha participar de nossa comunidade!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

X-TUDO FÓRUM

Olá Visitante!

Bem vindo ao X-Tudo, o fórum de entretenimentos mais completo da Internet.

Nós temos muitos recursos para que vc se divirta por horas!!! Chat, muitos fóruns, assuntos diversos, joguinhos, e uma galera antenada!!!

Não fique aí com água na boca... Registre-se no X-Tudo e venha participar de nossa comunidade!!!

X-TUDO FÓRUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MATE A SUA FOME DE ENTRETENIMENTO!


    [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts

    DragonLord
    DragonLord
    Dono da bagaça
    Dono da bagaça


    Mensagens : 47
    Data de inscrição : 30/03/2011
    Localização : Bauru/SP

    sir [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts

    Mensagem  DragonLord Sex 01 Abr 2011, 09:33

    Olá galera do X-Tudo!!!

    Hoje aprenderemos a tirar proveito dos recursos de postagem do fórum. O board "Forumeiros" nos dá uma variedade de opções, desde as mais simples e tradicionais edições em textos, até recursos inovadores, como a postagem de um vídeo carregável na própria janela do post. Aproveite!!!

    1- Conhecendo a Barra de Formatação:

    Esta é a barra que aparece acima do bloco de digitação:

    [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts Barra_10

    Vários botões são facilmente identificáveis, por serem de uso comum. Já outros são inéditos e requerem mais atenção no uso. Em todos eles, basta parar o mouse para uma breve descrição de suas funções.

    Dividi a barra em 10 campos para facilitar a explicação de cada um.

    a- Botão de Modo de Edição:
    [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts Barra110
    Função "What You See Is What You Get". Em português: "O que você vê é o que você obtém". Na verdade é o último botão da barra, mas altera a sua visualização no bloco de digitação. Enquanto desativado, vc verá seu texto como no Bloco de Notas, e as edições aparecerão em suas formas "cruas", com as suas respectivas balisas (Tags). Já com o botão ativado (destacado em rosa), cada edição que vc fizer aparecerá na hora para vc, como acontece no MS Word. Isso também vale para as imagens, links e vídeos.

    b- Botões de Efeitos nos Textos:
    [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts Barra111
    A mais familiar e popular barra de edição. Lembra muito o MS Word. Os seus botões permitem que vc faça textos em negrito, itálico, sublinhado e riscados.

    c- Botões de Alinhamento:
    [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts Barra210
    Idêntico ao MS Word. Botões para alinhar o texto na página: à esquerda, no meio (centralizado), à direita, e distribuído uniformemente por toda a extensão do post (justificado).

    d- Botões de Organização:
    [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts Barra310
    Também seguem a analigia do MS Word. Vc pode selecionar um texto e colocar organizadores em Lista, ou uma Lista Ordenada. O último botão, Linha, passa uma linha por toda a extensão do post, agindo como um separador.

    e- Botões de Inserção Avançada:
    [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts Barra410
    Agora as funcionalidades saem do básico e vão para edições mais profissionais e interessantes.

    • O botão de "Citar" permite que vc insira uma mensagem em uma caixa de texto especial, a Quote. Isso serve para fazer uma referência ao post de alguém. Se vc quiser inserir o nome do membro manualmente, ou algo antes, após a palavra quote na balisa, vc escreve: ="seu_texto"]
    • O botão de Code tem a mesma função do Quote, no sentido de deixar destacado algum aspecto do seu texto. A principal diferença do Code é que nenhuma balisa funciona nele. Isso serve para demostrar a escrita de um código de programação, sem que ela seja aplicada na mensagem.
    • O último botão, Tabela, emula as tabelas usuais do MS Word. Ao clicar nele, um pequeno pop-up aparecerá, onde vc terá as opções de inserir uma tabela (e informar a quantidade de linhas x colunas, ou uma manualmente), adicionar uma linha ou adicionar uma célula em uma tabela já existente.


    f- Botões de Mídias:
    [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts Barra510[TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts Barra511
    As melhores funcionalidades do board do Forumeiros se encontra aqui!!! Inovações que nenhum outro board de fórum possui!!! Para fechar os pop-ups daqui, basta clicar novamente sobre o botão:

    • O botão de Hospedar Imagem permite que vc salve uma imagem no host ServImg.com. Ao clicar nele, vc poderá escolher se quer importar uma imagem que vc tem em seu computador ou uma imagem já hospedada em outro lugar (informe a url). Vc também pode redimensionar a sua imagem. Após enviar, lhe será fornecida a url da sua imagem. Copie-a para usar em outras funções. Pedimos moderação ao usar este recurso, em virtude do tamanho limitado de capacidade de armazenamento liberado para o fórum.
    • O botão de Inserir Imagem é simples: vc escolhe o local de seu texto que quer inserir a imagem, abre o campo para inserir a url da imagem (pode ser aquela que vc copiou no Hospedar Imagem), OK e sua imagem será colocada dentro da respectiva balisa.
    • A Inserção de Link abrirá para vc duas linhas: a de cima, onde vc informará o endereço a ser transformado em link, e um texto para servir de máscara. Exemplo: >clique aqui< e vc abrirá o índice do nosso fórum. A máscara não é obrigatória, e vc pode inserir uma imagem (já formatada com a balisa) no lugar da máscara.
    • O botão de Inserção de Flash é fácil: cole a url da sua imagem e informe o tamanho de largura x altura (em pixels).
    • O botão de vídeos é um sonho para os forumeiros! Informe em qual dos hosts de vídeos está a sua url, e cole (padrão = YouTube). Em seu post estará a janela do vídeo, para todos assistirem na mesma página da discussão.


    g- Botão de Formatação de Textos:
    [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts Barra610
    Voltando ao estilo do MS Word, vc pode escolher o tamanho do texto, sua cor, e o tipo de fonte (padrão = Verdana).

    h- Outras Funcionalidades:
    [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts Barra710
    Uma miscelânea de efeitos.

    • Indice deixa um número ou letra pequeno e embaixo, é usado em fórmulas de química.
    • Exponente é usado em potências, e deixa um número ou letra pequeno e no alto.
    • Spoiler é usado quando vc quer contar algo, mas só quem clicar verá o conteúdo do material (aceita balisas).
    • Os desfilamentos são brincadeiras com seus textos, eles pasam pela tela na horizontal ou na vertical.
    • Aleatório é uma maneira interessante de jogar RPG pelo fórum: vc coloca um número máximo para ser escolhido, ou um intervalo entre dois números (separados por vírgula = 2,7).
    • Escondido e WoW eu vou ficar devendo, não entendi essas funções. Procurarei mais informações e em breve eu edito este tutorial e adiciono a expicação deles pra vcs.


    i- Botão de Ajuda:
    [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts Barra810
    Ao clicar nele abrirá outra janela, com o tutorial básico do fórum sobre esta Barra de Formatação. Tem a mesma função do Guia do BBCode, que vc sempre vê abaixo do bloco de digitação.

    j- Fechamento de Tags:
    [TUTORIAL] Barra de Formatação de Posts Barra910
    Fecha automaticamente todas as balisas abertas. Recurso para vc não ter de ficar clicando 2 vezes no mesmo botão para encerrar a balisa.



    Espero ter ajudado vcs a extrair todas as possibilidades do nosso board. Lembrando que temos um fórum exclusivo de testes. Use-o à vontade, treine o quanto quiser. Este fórum é automaticamente apagado diariamente.

    Se estas informações não foram suficientes, postem as suas dúvidas para que possamos esclarecê-las e melhorarmos este tutorial.
    Falow!!! Cool

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 13:46